O INSTRUMENTO DA NORMA E SEUS EFEITOS SOBRE OS CORPOS: CENAS DE UMA ESCOLA

Autores

  • Gicele Maria Cervi Universidade Regional de Blumenau
  • Monique Cristina Francener Hammes Schütz Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n2.p73-87

Palavras-chave:

Corpo, Escola, Norma, Resistência.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo problematizar como, na escola contemporânea, o instrumento da norma produz efeitos sobre os corpos. Os principais aportes teóricos são Foucault (2006; 2014), Deleuze (1992), Dussel e Caruso (2003), Cervi (2010), Passetti (2003) e Veiga-Neto (2014). Utilizou-se, como estratégia teórico-metodológica, a perspectiva pós-crítica. Realizou-se a pesquisa de campo em uma escola municipal de educação básica no estado de Santa Catarina no ano de 2015. Os instrumentos de produção de dados foram: fotografias, diário de campo e o Projeto Político-Pedagógico da instituição. Infere-se, a partir dos dados produzidos, que o instrumento da norma compara, diferencia, hierarquiza, homogeneíza, avalia, exclui, define, marca os desvios, os limites, o anormal e corrige o corpo. Ainda que o dispositivo siga disciplinando, controlando, esta escola conseguiu e consegue ser outra escola no interior dela mesma, inventiva, resistente, em que amizade e o cuidar com o outro se estabelecem em pequenos momentos do cotidiano.

Biografia do Autor

Gicele Maria Cervi, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Ciências Sociais pela PUC - SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação e PIBID da Universidade Regional de Blumenau.

Monique Cristina Francener Hammes Schütz, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade.

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Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

Artigos