Docência na Educação Básica: saberes, desafios e perspectivas

Autores/as

  • Inês Barbosa de Oliveira Universidade do Esatdo do Rio de Janeiro

Palabras clave:

cotidiano escolar, práticas curículares, saberes docentes

Resumen

A discussão sobre o trabalho docente nas escolas, a especificidade dos saberes que o constituem e a necessidade de revalorização dessa profissão como desafio e perspectiva para pensá-la, vem ocorrendo em fóruns os mais diversos, penetrando o universo escolar e o acadêmico também de modos diferenciados. Este texto aborda o tema a partir da discussão a respeito do que entendemos ser a escola e suas funções, como ela se constitui formalmente, sobre que ideias e ideais e de que modo podemos pensar a sua realidade a partir das práticas concretas que se desenvolvem em seu interior. Isso porque o reconhecimento da especificidade dos saberes tecidos e em circulação no espaço-tempo escolar parece-me uma das condições necessárias a essa reflexão e ao entendimento da vida docente, dos saberes e dos dilemas que a habitam, bem como dos desafios enfrentados e perspectivas de futuro. A compreensão da concepção de escola e de educação que serve de base à estruturação da escola e do sistema escolar ajuda a perceber as negociações de sentido que se instalam nos diferentes universos escolares, e são captáveis pelo estudo das realidades escolares cotidianas, dos usos que fazem professores e alunos das regras que lhe são dadas e ajudam a pensar a docência em sua realidade cotidiana.

Biografía del autor/a

Inês Barbosa de Oliveira, Universidade do Esatdo do Rio de Janeiro

Pedagoga, mestre e doutora em educação, com pós-doutorado na Universidade de Coimbra, Inês Barbosa de Oliveira é professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ onde coordena o grupo de pesquisa Redes de conhecimentos e práticas emancipatórias no cotidiano escolar estudando questões epistemológicas e políticas relacionadas à emancipação social, aos estudos do cotidiano e às práticas curriculares. As discussões e resultados dos estudos vêm dando origem a publicações em livros e artigos em periódicos especializados. É membro do GT Currículo da ANPEd, do qual foi coordenadora no biênio 2004-2005..

Publicado

2009-08-21

Número

Sección

Artículos