GOBERNANZA EN RED Y ASOCIACIONES PÚBLICA-PRIVADAS EN EDUCACIÓN EN EL ESTADO DE RS

Autores/as

  • Maria de Fátima Cóssio FAE/UFPEL
  • Susana Schneid Scherer FAE/UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n2.p71-92

Palabras clave:

Gobernanza en red, Políticas educativas, Asociaciones Pública-Privadas, Educación en el Estado de Rio Grande do Sul/Brasil

Resumen

Este artigo aborda dados parciais da pesquisa em desenvolvimento pelo NEPPE/UFPEL cujo objetivo é analisar os possíveis efeitos das parcerias público-privadas nos sistemas públicos de educação no Estado do Rio Grande do Sul (RS). Para tanto, aprofundaram-se os conceitos de Nova Gestão Pública (NGP) e de Governança, entendendo-os como centrais para a compreensão do cenário em que se instauram e proliferam as PPPs e as redes de políticas educacionais. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e a metodologia de etnografia de rede de Stephen Ball (2014) na coleta dos dados. Inicialmente realizou-se o mapeamento das instituições privadas que, de forma mais recorrente, atuam nos sistemas públicos. Desse levantamento, foram evidenciadas cinco instituições: Instituto Ayrton Senna (IAS), Instituto Natura, Sistema de Crédito Cooperativo (SICREDI), Associação dos Fumicultores do Brasil (AFUBRA) e Federação Nacional das Associações Atléticas do Banco do Brasil (FENABB). Após localizar os principais parceiros de cada ente, adaptaram-se às propriedades de rede, sugeridas por Tichy e colaboradores (1979), e citadas por Lopes e Baldi (2009), buscando contemplar a diversidade de esferas dessas relações e a natureza das ligações, observando questões de conteúdo, intensidade, reciprocidade, clareza, multiplexidade; e características estruturais como tamanho, densidade, clustering e centralidade. As análises das redes permitiram identificar as relações entre os parceiros e visualizar algumas aproximações com relação às propostas de cada um destes entes atuantes na educação do Estado do RS.

Biografía del autor/a

Maria de Fátima Cóssio, FAE/UFPEL

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação/Universidade Federal de Pelotas (FAE/UFPEL). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPPE).

Susana Schneid Scherer, FAE/UFPEL

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FAE/UFPEL). Bolsista CAPES no Brasil e Bolsista CAPES no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) junto à Universidade Federal do Minho, sob a supervisão do professor Dr. Catedrático Licínio Lima. Integrante do NEPPE. 

Publicado

2019-08-05

Número

Sección

Artículos