“TEMOS CINCO ANOS”: um registro sobre a antecipação da idade na implantação do ensino fundamental de nove anos no oeste do Paraná

Autores/as

  • Flavia Anastacio de Paula UNIOESTE-PR Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Flaviana Demenech Unioeste/PIBIC/Grupo MEDIAR

Palabras clave:

Ensino Fundamental, Idade, Oeste do Paraná

Resumen

Este artigo é parte de um projeto de pesquisa sobre a implantação do Ensino Fundamental de nove anos no Paraná. Elaboramos neste texto um recorte descritivo sobre a configuração das turmas e sobre a idade das crianças matriculadas em dezenove municípios do Oeste do Paraná ao longo do ano de 2010. Os dados, produzidos através de questionários às escolas, registram que a antecipação da idade é a vertente predominante da política de implantação. Privilegiou-se a matrícula das crianças de cinco anos no Ensino Fundamental em detrimento da matrícula na Educação Infantil.

Biografía del autor/a

Flavia Anastacio de Paula, UNIOESTE-PR Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professoa Adjunta do Centro de Educação e Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Flaviana Demenech, Unioeste/PIBIC/Grupo MEDIAR

Estudante do curso de Pedagogia, pesquisadora do PIBIC junto ao grupo Mediar

Publicado

2011-07-14

Número

Sección

Artículos