A INVISIBILIDADE DA EXCLUSÃO

Autores/as

  • Maria Laura Brenner de Moraes UFPel

Palabras clave:

This paper deals with issues concerning the right to difference, diversity and processes of school exclusion/ inclusion. Specifi cally, the invisibility of the process of social exclusion in schools suffered by the child that works in the rural school env

Resumen

Este trabalho trata de questões referentes ao direito à diferença, à diversidade e aos processos de exclusão/inclusão escolar. Mais especificamente, a invisibilidade dos processos de exclusão escolar social sofrido pelo/a aluno/a trabalhador/a infantil na escola do meio rural, assim como em processos de formação profissional, quando o/a mesmo/a, apesar das dificuldades enfrentadas, deslocam-se de seus contextos produtivos e culturais e, matriculam-se em cursos técnicos de escolas urbanas. Trata-se dos temas mencionados a partir de dois estudos, já realizados: o primeiro sobre a relação entre trabalho e processo de escolarização do aluno trabalhador infantil do meio rural e, o segundo, sobre as representações docentes acerca dos/as alunos/as oriundos do meio rural de um curso técnico médio – modalidade integrada, em agropecuária, oferecido por um Campus de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Biografía del autor/a

Maria Laura Brenner de Moraes, UFPel

Doutoranda em Educação pela UFPel.

Publicado

2011-10-06

Número

Sección

Artículos