DIVERSIDADE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Tatiane Cosentino Rodrigues Universidade Federal de São Carlos
  • Anete Abramowicz Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

Diversidade, Diferença, Política Educacional

Resumen

O objetivo do artigo é analisar as condições teóricas, as práticas e as políticas que possibilitaram a ascensão do conceito de “diversidade” nas políticas públicas de educação entre os anos de 2003 a 2006. Acionado como slogan do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobretudo no que diz respeito à pasta de Educação, esse conceito passou por diferentes apropriações nas políticas públicas do governo federal. A análise desse processo se fundamenta no acompanhamento das diferentes perspectivas verificadas no debate nacional e internacional sobre cultura e educação. O cenário evidencia a existência de uma disputa entre uma perspectiva “universalista diversa” de educação e outra fundamentada na diferença cultural. Por sua vez, para a avaliação das políticas públicas, a pesquisa que esse artigo utiliza adotou como fontes primárias documentos oficiais, como o Balanço de Governo 2003-2010, o Plano Plurianual 2004-2007, as Leis Orçamentárias do período 2003-2006 e relatórios de gestão. Evidenciamos que, na primeira gestão do governo Lula, houve um processo de institucionalização das políticas de diversidade, mas que as apropriações da diversidade são díspares e restritas a poucas Secretarias no Ministério da Educação. Além disso, observa-se que poucos programas passaram por um processo de institucionalização com destinação orçamentária, um dos reflexos das múltiplas apropriações e projetos de diversidades em disputa também na esfera política.

Biografía del autor/a

Tatiane Cosentino Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em educação (2011) pela Universidade Federal de São Carlos, possui graduação (2003) em Pedagogia e Mestrado em Ciências Sociais (2005) pela mesma Instituição.

Anete Abramowicz, Universidade Federal de São Carlos

Socióloga, Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos, em 2010 concluiu um estágio de pós-doutoramento no CERLIS (Centre de recherche sur les liens sociaux) na Universidade Paris Descartes em sociologia da infância.

Publicado

2011-10-06

Número

Sección

Artículos