PEDAGOGIA DA PERFORMANCE: DA PRESENÇA, DO HUMOR E DO RISO NA PRATICA PEDAGOGICA

Autores/as

  • Marcelo de Andrade Pereira
  • Gilberto Icle UFRGS
  • Sergio Andrés Lulkin UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v12n3.p335-340

Palabras clave:

educacao estetica, performance, formacao de professores

Resumen

Este texto ocupa-se em discutir a prática pedagógica como performance. Para tanto, articula os conceitos de ato estético, performance, corpo, presença, riso e humor. Ao tomar a performance como forma particular de uso do corpo, problematiza o estatuto do significado na contemporaneidade. Utiliza-se, por fim, as noções de humor e riso como possibilidade de transgressão e como forma de pensamento performatizado.

Biografía del autor/a

Marcelo de Andrade Pereira

Professor do Departamento de Fundamentos da Educaçao - UFSM; Professor do Programa de Pos Graduaçao em Educacao, UFSM. Coordenador do FLOEMA - nucleo de estudos em estetica e educacao; membro do GETEPE, UFRGS - Grupo de estudos em educaçao, teatro e performance

Publicado

2012-11-06

Número

Sección

Artículos