Psicologia e (em) contextos de escolarização formal: das práticas de dominação à (re) invenção da vida

Autores/as

  • Andréa Vieira Zanella UFSC
  • Susana Inês Molon Furg

Palabras clave:

Psychology and Education, School psychology, Psi practices, Ethical and aesthetic relationships.

Resumen

Este trabalho, eminentemente teórico, tem por objetivo demarcar a necessidade da produção de práticas psi potencializadoras da vida, comprometidas com a criação de formas novas de existência singulares e coletivas em contextos educacionais. Para tanto, parte-se de reflexões sobre o modo como as relações entre Psicologia e Educação vêm se processando historicamente no Brasil, destacando-se a crítica às interfaces que mascaram as condições históricas que (re)produzem relações sociais de dominação/submissão e suas variadas formas de discriminação e violência. Em contraposição, defende-se a necessidade de relações estéticas e éticas, pois estas se caracterizam pela experimentação e constituição de relações sociais mutuamente constitutivas cujo foco é a sensibilidade e o acolhimento à diversidade que caracteriza a condição humana.

Biografía del autor/a

Andréa Vieira Zanella, UFSC

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Susana Inês Molon, Furg

Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP Professora do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento e do Programa de Pósgraduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Publicado

2009-03-23

Número

Sección

Artículos