Psicologia e (em) contextos de escolarização formal: das práticas de dominação à (re) invenção da vida
Palabras clave:
Psychology and Education, School psychology, Psi practices, Ethical and aesthetic relationships.Resumen
Este trabalho, eminentemente teórico, tem por objetivo demarcar a necessidade da produção de práticas psi potencializadoras da vida, comprometidas com a criação de formas novas de existência singulares e coletivas em contextos educacionais. Para tanto, parte-se de reflexões sobre o modo como as relações entre Psicologia e Educação vêm se processando historicamente no Brasil, destacando-se a crítica às interfaces que mascaram as condições históricas que (re)produzem relações sociais de dominação/submissão e suas variadas formas de discriminação e violência. Em contraposição, defende-se a necessidade de relações estéticas e éticas, pois estas se caracterizam pela experimentação e constituição de relações sociais mutuamente constitutivas cujo foco é a sensibilidade e o acolhimento à diversidade que caracteriza a condição humana.Descargas
Publicado
2009-03-23
Número
Sección
Artículos
Licencia
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.