Os alunos com altas habilidades/superdotação e seu atendimento em uma escola pública: uma discussão sobre a inclusão e a gestão educacional

Autores/as

  • Tatiane Negrini UFSM
  • Soraia Napoleão Freitas UFSM

Palabras clave:

Special Education, High abilities/giftedness, Educational Management.

Resumen

Esta pesquisa foi desenvolvida durante o Curso de Especialização em Gestão Educacional/UFSM, numa Escola da Rede Estadual de Santa Maria que possui alunos identificados com características de altas habilidades/superdotação. Tem como objetivo investigar como uma escola, através do processo de gestão educacional, organiza suas propostas administrativas e pedagógicas para promover o desenvolvimento das potencialidades dos alunos com características de altas habilidades/superdotação. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso e utiliza como instrumentos a pesquisa documental, uma entrevista semi-estruturada com os professores dos alunos identifi cados com altas habilidades/ superdotação e uma entrevista semi-estruturada com um membro da coordenação escolar, além da observação em sala de aula.

Biografía del autor/a

Tatiane Negrini, UFSM

G

Soraia Napoleão Freitas, UFSM

Professora Doutora do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq Educação Especial: Interação e Inclusão Social.

Publicado

2009-03-24

Número

Sección

Artículos