Pode alguém ser um educador sem ser opressor? Reflexões acerca da ética e da pedagogia crítica

Autores/as

  • Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães UFMG
  • Carolina Machado Saraiva de Albuquerque UFMG

Palabras clave:

Education, Ethics, Paulo Freire.

Resumen

Este trabalho é uma refl exão acerca da ética e da pedagogia crítica a partir da perspectiva de Paulo Freire. Com o intuito de se entender mais claramente o processo educacional atual, buscou-se resgatar as abordagens principais que participaram da formação deste processo, já que cada uma destas implica diferentes práticas educacionais. O que se pôde observar é que, apesar das várias abordagens existentes, duas correntes caracterizam o sistema de ensino atual: uma que atenda às exigências do mundo produtivo, e outra que busca o desenvolvimento de uma cultura crítica e fundamentada, capaz de acenar como uma condição emancipatória. Buscamos, neste artigo, trazer à tona a questão da ética no ensino como forma de emancipação dos sujeitos. Assim, a partir da leitura do papel do professor na formação dos alunos, analisamos a perspectiva crítica da educação como projeto adequado para o desenvolvimento ético dos alunos na escola e na sociedade.

Biografía del autor/a

Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães, UFMG

M

Carolina Machado Saraiva de Albuquerque, UFMG

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Estudos Organizacionais. Possui mestrado em Marketing pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998).

Publicado

2009-03-24

Número

Sección

Artículos