A Sustentabilidade No Ensino Superior Brasileiro: alguns elementos a partir da prática de educação ambiental na Universidade.

Autores/as

  • Fatima Elizabeti Marcomin Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Alberto Dias Silva UNISUL

Palabras clave:

Educação ambiental, gestão do ensino superior, ambientalização da universidade.

Resumen

Resumo A inserção das questões ambientais na universidade surge como um centro de gravidade importante dentro da temática ambiental e, particularmente, no âmbito da Educação Ambiental (EA). Da consciência ambiental dos futuros profissionais, formados nas universidades, dependerá em parte a capacidade humana para inverter o índice ainda crescente de degradação do meio ambiente, prevenir catástrofes maiores e resgatar, a prazo, a sustentabilidade planetária. Além de suas funções tradicionais de ensino e pesquisa, as universidades brasileiras socialmente responsáveis possuem, tradicionalmente, uma atividade forte em extensão universitária. Face à degradação do meio ambiente e a inúmeros problemas não resolvidos no campo social, a universidade passa a alargar sua responsabilidade social a uma responsabilidade ambiental, o que, no contexto brasileiro em particular, implica um esforço de transformação das mentalidades e de melhoria das condições materiais e culturais. Verifica-se que a maior parte das iniciativas para uma "universidade sustentável" no Brasil incide até agora na ambientalização dos currículos e no incremento da pesquisa ambiental, com pouco respaldo dos principais decisores, e na quase ausência de políticas públicas integradoras de educação e sustentabilidade. Dada a transversalidade inerente à abordagem ambiental, considera-se que as diversas faces, níveis e atores da ambientalização da universidade deverão basear-se em pessoas comprometidas ou, no mínimo, não resistentes à mudança, numa estrutura institucional e funcional também transversalizante, integradora de processos e objetivos, aberta a metamorfoses, e capaz de refletir mudanças de paradigma, da Reitoria à sala de aula. O presente trabalho alicerça-se em dados provenientes de pesquisas bibliográficas e participativas realizadas pelos autores em Santa Catarina, e em dados obtidos através de sua experiência na implantação de projetos ambientais e de Educação Ambiental, sobretudo no ambiente universitário, tendo como centro a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Palavras-Chave: educação ambiental, gestão do ensino superior, ambientalização da universidade.

Biografía del autor/a

Fatima Elizabeti Marcomin, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Ecologia pela UFSCar - SP, Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, atuando na linha de Educação em Ciencias e na área de Educação Ambiental.

Alberto Dias Silva, UNISUL

Mestre em Educação pela UNISUL. Analista de estratégia na Reitoria da UNISUL, docente no Curso de Comércio Exterior e pesquisador no Grupo de Pesquisa AnPAP-EA/PPGE/UNISUL.

Publicado

2009-06-22

Número

Sección

Reflexiones Académicas