A formação de professores e a teoria sociológica de Pierre Bourdieu: interface possível para pesquisas em Educação

Autores

  • Cristina Carta Cardoso de Medeiros Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Formação de professores, Teoria sociológica, Pierre Bourdieu.

Resumo

O presente texto pretende relatar as possibilidades de interface entre a teoria sociológica de Pierre Bourdieu e as pesquisas sobre formação de professores. Tais possibilidades se delinearam na investigação sobre a presença do referido quadro teórico de análise na produção discente dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil de 1965 a 2004. Na citada investigação, a fim de obter dados sobre esta apropriação nos PPGEs no Brasil, localizaram-se, em duas bases de dados (ANPED e CAPES), os resumos das teses e dissertações com referência em Bourdieu e/ou seus conceitos, analisando-os quantitativa e qualitativamente a partir de vários elementos que permitiram estabelecer um quadro geral descritivo das pesquisas realizadas e categorizar os Programas de Pós-Graduação em Educação, identificando centros produtores de trabalhos que se utilizam desse quadro teórico de análise para a construção das produções discentes. Nesses programas, a partir do contato com professores-orientadores, procedeu-se à coleta de dados para a segunda etapa da investigação, a saber, a seleção de trabalhos (teses e dissertações) que foram lidos na íntegra. Verificaram-se as potencialidades da aplicação da teoria sociológica de Pierre Bourdieu em objetos de pesquisa privilegiados, tais como as práticas docentes e a formação de professores, e sua contribuição para explicar o que acontece no campo educacional. Revelou-se igualmente, no campo científico educacional brasileiro, um movimento de renovado interesse nesse sociólogo francês, com recentes publicações de e sobre o autor, bem como a evidência de um número significativo de teses e dissertações defendidas nos últimos anos com esse referencial teórico.

Biografia do Autor

Cristina Carta Cardoso de Medeiros, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1991), especialização em Educação Física Escolar (1994), mestrado, em Cultura, Saberes e Práticas Escolares pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Educação, também pela UFPR (2007). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Paraná no curso de Educação Física e professora colaboradora na Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Educação Física da UFPR. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Expressão Corporal, Dança e Sociologia do Esporte. Ainda atua na área da Sociologia da Educação, com ênfase na teoria sociológica de Pierre Bourdieu e na área de Metodologia de Ensino Superior.

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Publicado

2009-08-03

Edição

Seção

Artigos