Testes ABC: a alfabetização em um jardim de infância

Autores

  • Giani Rabelo UNESC

Palavras-chave:

História da Educação, Testes ABC, Alfabetização, Jardim de Infância

Resumo

Este estudo tem como intuiti promover uma maior aproximação entre as práticas assistenciais e educativas, protagonizadas por religiosas do Instituto Coração de Jesus, junto às crianças, filhas de operários de uma empresa do complexo carbonífero do sul de Santa Catarina (Tubarão- Brasil) entre os anos de 1960 a 1970. Analisa-se, aqui, as práticas pedagógicas implementadas pelas religiosas e professoras leigas, registradas na Crônica do Jardim de Infância Cristo Rei. Entre estas práticas, o ensino da leitura e da escrita era priorizado no 3º Período, ou seja, no ensino das crianças de 6 a 7 anos, o que é confirmado pela introdução dos Testes ABC, no Jardim de Infância, a partir de 1961. Os Testes ABC eram empregados com a finalidade de medir o grau de maturidade para a leitura e para a escrita, ficando as crianças classificadas em diferentes níveis de maturidade. O processo de exclusão, promovido pelos resultados dos Testes ABC, reafirmaram as bases teóricas que os sustentam, pautadas na idéia de que crianças imaturas biologicamente são incapazes de aprender. Das anotações realizadas na Crônica sobre os resultados dos testes, fica evidente que a maior parte das crianças entre seis e sete anos alcançava o nível médio e superior sendo, raros os casos de crianças com nível de maturidade elevado ou elevadíssimo. No entanto, também havia aquelas que eram classificadas no nível inferior, ou melhor, nulo e até aquelas incapazes de responderem aos testes.

Biografia do Autor

Giani Rabelo, UNESC

possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC (SC). É líder do Grupo de Pesquisa Memória e História da Educação - GRUPEHME (cadastrado no CNPq) e coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Gênero e Religião. Coordena o Grupo de Estudo Gênero e Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando e pesquisando, principalmente, nos seguintes temas: história da educação, memória e educação, pedagogias missionárias, congregações religiosas femininas e educação, gênero e religião.

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Publicado

2010-03-11

Edição

Seção

Artigos