ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE UM PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p185-203

Palavras-chave:

Estratégias Formativas, Educação Física, Desenvolvimento Profissional de Professores(as)

Resumo

O presente texto discute o desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física. Para isso, toma como referência uma pesquisa de Doutorado em Educação que investigou como as estratégias formativas estruturaram o desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física participantes de um projeto de formação realizado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba. Os procedimentos metodológicos envolveram análise documental e entrevistas com professores(as) de Educação Física da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba que participaram do referido projeto. A análise interpretativa dos dados foi realizada com base na teoria da relação com o saber de Charlot e mostrou que as estratégias formativas oportunizaram relações epistêmicas e identitárias com o saber/aprender, as quais se refletiram em aprendizagens e desenvolvimento profissional. O sentido dado ao processo de formação continuada e às situações vividas nele por meio das estratégias formativas é que mobiliza o desejo do(a) professor(a) de aprender. E é aprendendo que o(a) professor(a) se desenvolve profissionalmente. Frente a essas constatações e considerações, na formação continuada as estratégias formativas estruturam o desenvolvimento profissional de professores(as), pois agem como fontes de mobilização para o saber/aprender.

Biografia do Autor

Lorena de Fatima Nadolny, Prefeitura Municipal de Curitiba

Doutora em Educação. Professora de Educação Física da Rede Muinicipal de Ensino de Curitiba - PR. Membro do Grupo de Pesquisa EDUCAMOVIMENTO/NEPIE-UFPR (LICORES).

Marynelma Camargo Garanhani, Universidade Federal do Paraná.

Doutora em Educação. Professora do Mestrado/Doutorado em Educação (Linha de Pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação) e da Graduação em Educação Física da UFPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa EDUCAMOVIMENTO/NEPIE-UFPR (LICORES).

Downloads

Publicado

2019-08-22

Edição

Seção

Artigos