A Arte e o saber de si no uso pedagógico das máscaras – práticas e pesquisa na sala de aula

Autores

  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Artes Visuais, Máscara, Prática Pedagógica

Resumo

O presente texto é um recorte da minha dissertação de Mestrado em Educação resultante de uma pesquisa-ação realizada com uma turma de 7ª série de uma escola municipal da Zona Sul/RS. Propus-me a verificar os elementos de identificação do aluno com a sua produção artística, e o que estes revelavam e ocultavam através da criação de máscaras e de textos produzidos a partir destes trabalhos. Transcendendo limites de espaço/tempo e inserindo-se em processos expressivos das subjetividades, procurei através do uso pedagógico da máscara possibilitar aos aprendizes, espaços de produção e vivências artísticas para que, ampliando suas formas de expressão, pudessem produzir conhecimentos sobre si e sobre os colegas.

Biografia do Autor

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Educação Artística - Artes Plásticas (1987), possui Bacharelado em Pintura (1990) e Especialização em Arte-Educação, Artes Plásticas (ILA/UFPel, 1990)pela UFPel - Universidade Federal de Pelotas/RS. É Doutoranda e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação (FaE/UFPel, 2008) na Linha de Pesquisa Formação de Professores: Ensino e Processos Educativos. Como professora substituta no Departamento de Ensino da FaE, ministra disciplinas na área de Didática, Metodologia e Prática de Ensino de Artes e Formação de Professores (2007-2009). Desde 1991 é professora de Artes Visuais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Raphael Brusque, em Pelotas, RS.

Downloads

Publicado

2010-03-11

Edição

Seção

Artigos