A Arte e o saber de si no uso pedagógico das máscaras – práticas e pesquisa na sala de aula
Palavras-chave:
Artes Visuais, Máscara, Prática PedagógicaResumo
O presente texto é um recorte da minha dissertação de Mestrado em Educação resultante de uma pesquisa-ação realizada com uma turma de 7ª série de uma escola municipal da Zona Sul/RS. Propus-me a verificar os elementos de identificação do aluno com a sua produção artística, e o que estes revelavam e ocultavam através da criação de máscaras e de textos produzidos a partir destes trabalhos. Transcendendo limites de espaço/tempo e inserindo-se em processos expressivos das subjetividades, procurei através do uso pedagógico da máscara possibilitar aos aprendizes, espaços de produção e vivências artísticas para que, ampliando suas formas de expressão, pudessem produzir conhecimentos sobre si e sobre os colegas.Downloads
Publicado
2010-03-11
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.