ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p15-24

Palavras-chave:

Educação Superior, Formação de professores, Aprendizagem.

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado é um componente que, quando bem planejado e operacionalizado, pode contribuir na constituição de saberes, conhecimentos, atitudes e valores de todos os envolvidos. Destarte, objetiva-se, aqui, compreender a organização e a concepção de Estágio Curricular Supervisionado expressa nos documentos orientadores dos cursos de licenciatura em Educação Física de duas universidades públicas do Estado do Ceará, descortinando a relação destas concepções com as que são postas pela legislação educacional e pela literatura científica atual. Para tanto, adota-se um estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. Como aporte teóricometodológico utilizam-se os escritos de Ghedin, Oliveira e Almeida (2015), Lima (2012), Pimenta e Lima (2017), Piconez et al. (2012) e Zabalza (2014). As análises foram a partir do método hermenêuticodialético de Minayo (2000), com auxílio do Software IRAMUTEQ, versão 0.7 alpha 235. As orientações denotam uma concepção de Estágio relacionada a uma atividade teórico-prática, que pode estimular a reflexão e o redimensionamento da formação, da constituição de saberes e da construção da identidade docente. Ademais, sugerimos caminhos que podem potencializar os processos formativos nesse componente curricular, por exemplo, a aproximação do licenciando com a realidade escolar desde os primeiros semestres do curso e a integração da postura investigativa a partir do “Estágio com pesquisa” ou “pesquisa no Estágio”.

Biografia do Autor

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Regional do Cariri (URCA).

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE/PPGE). Graduação em Educação Física e em Pedagogia. Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Doutorado em Educação (UFC) com estágio pós-doutoral em Educação (UFRN). Professor da UECE vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). Exerce a função de avaliador ad hoc do MEC/INEP e Conselho de Educação do Estado do Ceará.

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Publicado

2022-05-22