Mediadores e mediação: a inclusão em aulas de matemática

Autores

  • Ana Lúcia Manrique PUC-SP
  • Guilherme Lazarini Ferreira PUC-SP

Palavras-chave:

Inclusão, alunos deficientes visuais, gráficos, , educação matemática

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o uso de uma ferramenta para representação de gráficos por alunos cegos do ensino médio. Apresenta um levantamento histórico do desenvolvimento de institutos para alunos cegos no Brasil e explora a interação entre um professor de matemática e um aluno cego para a confecção da ferramenta, no sentido de favorecer o processo de ensino e aprendizagem deste aluno. E conclui que a inclusão ocorre quando um aluno que possua algum tipo de deficiência tem a oportunidade de ser tratado como todos os outros alunos da sala, bem como partilhar e participar de situações-problema que envolvam a manipulação de ferramentas que o deixem nas mesmas condições de seus colegas para aprender.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Manrique, PUC-SP

Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP.

Guilherme Lazarini Ferreira, PUC-SP

Doutorando do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP

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Publicado

2010-04-27

Edição

Seção

Artigos