A CRÍTICA AO HUMANISMO EM EDUCAÇÃO E AS REPERCUSSÕES SOBRE O DISCURSO PEDAGÓGICO NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • João Francisco Lopes de Lima ISAEC - Martinus

Palavras-chave:

Pós-modernidade, Discurso pedagógico, Crise do humanismo

Resumo

Este estudo analisa a temática do impacto do cenário pós-moderno sobre a formulação do discurso pedagógico, em particular a partir da crítica ao ideário humanista que, de um modo geral, ampara a tradição moderna em educação. O surgimento do pós-moderno, como marca de pensamento, coloca os referenciais modernos sob suspeita, principalmente porque traz junto a denúncia da debilidade de seus fundamentos. Para o terreno educacional possivelmente a crítica de maior efeito tenha sido produzida por Nietzsche enquanto análise sobre o humanismo. O autor reposiciona para a filosofia a noção de sujeito, que, para ele, deve receber asas para poder ficar à altura de si e desconfiar de toda forma de altruísmo como quer a filosofia humanista. Por fim, o estudo reflete sobre o impacto da crítica à base humanista da educação no cenário contemporâneo, momento em que não podemos mais contar com o conforto de uma teoria sólida e superadora e, ao mesmo tempo, não estamos dispensados de justificar a ação pedagógica.

Biografia do Autor

João Francisco Lopes de Lima, ISAEC - Martinus

Graduado em História, Especialista em Supervisão e Administração Escolar, Mestre e Doutor em Educação. Atualmente é Diretor Geral das Instituições Martinus, em Curitiba -PR

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Publicado

2011-03-16

Edição

Seção

Artigos