ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010

Autores

  • Gabriela Medeiros Nogueira Professora assistente do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande e aluna do doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.
  • Eliane Teresinha Peres Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Ensino Fundamental de nove anos, produção acadêmica

Resumo

RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de uma pesquisa que envolveu análise de trinta e seis dissertações de mestrado e de cinco teses de doutorado defendidas em Programas de Pós-graduação em Educação sobre o Ensino Fundamental de nove anos, considerando o período de 2006 a 2010. Nosso propósito foi conhecer a produção acadêmica sobre essa temática de pesquisa e suas principais contribuições para o campo da Educação. Os resultados dessa investigação indicam que produções acadêmicas sobre o Ensino Fundamental de nove anos estão relacionadas a diferentes aspectos. No caso dessa pesquisa, identificamos quatorze enfoques diferentes, entre eles, política de implantação do Ensino Fundamental de nove anos; significados atribuídos pelas professoras ao Ensino Fundamental de nove anos; alfabetização e letramento; infância e relações entre Educação Infantil e Ensino Fundamental. PRESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de uma pesquisa que envolveu análise de trinta e seis dissertações de mestrado e de cinco teses de doutorado defendidas em Programas de Pós-graduação em Educação sobre o Ensino Fundamental de nove anos, considerando o período de 2006 a 2010. Nosso propósito foi conhecer a produção acadêmica sobre essa temática de pesquisa e suas principais contribuições para o campo da Educação. Os resultados dessa investigação indicam que produções acadêmicas sobre o Ensino Fundamental de nove anos estão relacionadas a diferentes aspectos. No caso dessa pesquisa, identificamos quatorze enfoques diferentes, entre eles, política de implantação do Ensino Fundamental de nove anos; significados atribuídos pelas professoras ao Ensino Fundamental de nove anos; alfabetização e letramento; infância e relações entre Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Gabriela Medeiros Nogueira, Professora assistente do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande e aluna do doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Professora Do Instituto de Educação da FURG

Eliane Teresinha Peres, Universidade Federal de Pelotas

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação. Doutora em Educação pala UFMG.

Downloads

Publicado

2011-07-14

Edição

Seção

Artigos