A DIVERSIDADE E A ALFABETIZAÇÃO: APRENDIZAGEM DOCENTE NA ESCOLA PARA APRENDIZES SURDOS

Autores

  • Doris Pires Vargas Bolzan UFSM
  • Giovana Medianeira Fracari Hautrive UFSM

Palavras-chave:

aprendizagem docente, diversidade/surdez, alfabetização

Resumo

Neste trabalho propomos discutir sobre os processos engendrados na constituição da docência de professores que atuam no contexto de uma escola para aprendizes surdos. O recorte aqui apresentado é decorrente do estudo qualitativo-narrativo desenvolvido com professoras alfabetizadoras do Sistema Público Estadual de Educação de Santa Maria – Rio Grande do Sul, que trabalham com crianças surdas. Consideramos, neste recorte, os distintos caminhos que constituem o processo de aprender a ser professor de aprendizes surdos ao longo das últimas décadas, destacando a importância de se compreender o processo de aprendizagem de ser professor, explicitando o reconhecimento dos elementos que mantém estes sujeitos comprometidos com a docência na diversidade. O percurso investigativo realizado permite destacar que o desenvolvimento da docência no contexto da diversidade produz marcas formativas que são constitutivas dos modos de produção de ser professor. As demandas e enfrentamentos no contexto no qual os professores atuam, põem em evidência os modos culturais específicos desta realidade. Este processo proporciona ao professor a assunção de sua condição de sujeito capaz de transitar com propriedade nesta diversidade e, especialmente, seu comprometimento com a docência no contexto de ensino de aprendizes surdos.

Biografia do Autor

Doris Pires Vargas Bolzan, UFSM

Professora associado 1 no Departamento de Metodologia do Ensino / CE, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação- Mestrado e Doutorado. Pesquisadora Produtividade do CNPq na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, Líder do Grupo de Pesquisa: Formação de professores e Práticas Educativas: educação básica e superior-GPFOPE e vice-líder do Grupo de Pesquisa; Trajetória de Formação: GTFORMA. Membro da Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior - RIES. Membro de vários comitês científicos de diversas revistas brasileiras.

Giovana Medianeira Fracari Hautrive, UFSM

Educadora Especial, Especialista em Educação Infantil, professora da Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser- escola para surdos, Professora Pesquisadora II do Curso de Pedagogia EAD- UAB-UFSM, aluna do Programa de Pós Graduação em Educação- Mestrado-UFSM. Integrante do Grupo Formação de Professores e Práticas Educativas: Ensino Básico e Superior - GPFOPE - UFSM .

Downloads

Publicado

2011-10-06

Edição

Seção

Artigos