“CONECTAR-SE E CAIR NA REDE?” – CONCEPÇÕES DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS INDÍGENAS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS E DE REDES SOCIAIS

Autores

  • Rosimeire Martins Régis Santos Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Maria Cristina Lima Paniago Lopes Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Palavras-chave:

Tecnologias, Aluno Universitário Indígena, Inclusão digital

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa realizada com alunos universitários indígenas que participaram de um curso de extensão de Informática Avançada e Redes Sociais oferecido pelo Programa Rede de Saberes em uma Universidade Privada. Temos como objetivo analisar as concepções destes alunos sobre o uso das tecnologias no contexto educacional, inclusive das redes sociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na análise e interpretação das discussões estabelecidas pelos alunos universitários indígenas por meio da interface blog, a qual possibilita a participação, a interação, a expressão e argumentação do grupo. Os resultados dessa pesquisa apontam que os alunos universitários indígenas reconhecem a necessidade de conhecer, entender, familiarizar-se às tecnologias que emergem no nosso cotidiano, inclusive as redes sociais, no sentido de utilizá-las adequadamente e criticamente nos âmbitos pessoal, profissional, social e educacional, estabelecendo, criando e recriando relações e conexões.

Biografia do Autor

Rosimeire Martins Régis Santos, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Doutoranda em Educação (UCDB). Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e EAD (GETED) cadastrado no CNPq.

Maria Cristina Lima Paniago Lopes, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Professora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado e Líder do Grupo de Pesquisa e Etudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED).

Downloads

Publicado

2012-03-16

Edição

Seção

Artigos