O DOCENTE UNIVERSITÁRIO COMO PROFISSIONAL PESQUISADOR DE SUA PRÓPRIA PRÁTICA

Autores

  • Altair Aberto Fávero Universidade de Passo Fundo
  • Darciel Pasinato Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v13n3.p195-206

Palavras-chave:

docente investigador, educação superior, professor universitário.

Resumo

O presente artigo é resultado parcial de uma pesquisa bibliográfica e constitui uma reflexão teórica sobre a formação do professor universitário. Para tanto, trabalha com o pressuposto de que a formação do educador é um dos fatores determinantes para que haja melhorias no processo ensino-aprendizagem e na formação do cidadão consciente e emancipado. Acreditamos que um dos caminhos mais promissores para que aconteça esse processo formativo é tornar o professor universitário um profissional pesquisador da própria prática docente. Nosso objetivo é realizar um processo reflexivo sobre esse processo, nos servindo, para tal, de alguns autores que possam indicar possibilidades para sua concretização. O artigo está estruturado em três tópicos. O primeiro trata sobre o problema da relação pedagógica entre professor e aluno e a necessidade de repensar os processos de aprendizagem. Na sequência, o texto aborda a problemática da carreira do docente universitário e, por fim, a terceira parte discute a possibilidade do professor do ensino superior ser um pesquisador de sua própria prática docente. Como conclusão, o artigo ressalta a urgência para que nas instituições de Educação Superior ocorram processos de formação do professor pesquisador para além dos programas de pós-graduação stricto senso. O artigo é produção parcial do projeto de pesquisa “A improvisação docente no contexto da expansão da Educação superior: o problema da identidade docente”.

Biografia do Autor

Altair Aberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Filosofia (PUCRS), Doutor em Educação (UFRGS), professor e pesquisador do Curso de Filosofia e do Mestrado em Educação da Universidade de Passo Fundo

Darciel Pasinato, Universidade de Passo Fundo

Graduado em História pela Universidade de Passo Fundo, professor de História da Rede Estadual de Ensino do RS, mestrando em Educação na Linha de Políticas Educacionais da Universidade de Passo Fundo (bolsista Capes).

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Publicado

2014-02-04

Edição

Seção

Artigos