A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM ECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Autores

  • Juliana Aquino Machado Unilasalle – Prefeitura Municipal de Canoas
  • Maria Angela Mattar Yunes Unilasalle, FURG
  • Gilberto Ferreira da Silva Unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n3.p512-526

Palavras-chave:

Formação continuada de professores. Abordagem ecológica. Desenvolvimento humano.

Resumo

O presente artigo, de caráter reflexivo, busca compreender a formação continuada de professores a partir da abordagem ecológica de desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner. Discute o profissional da formação continuada em serviço, no ambiente escolar e em outros contextos implicados no processo de desenvolvimento humano e de formação, dentre os quais se destaca a escola. Neste sentido, pensar a formação continuada realizada em serviço, levando em conta tais conceitos da perspectiva sistêmica, implica entender o espaço escolar não apenas como um espaço de participação, mas de múltiplas interações e de diálogos em constante construção que geram influências no processo de desenvolvimento humano. Conclui-se, portanto, que o olhar ecológico auxilia a implementar o alcance da formação continuada dos educadores em serviço, valorizando o profissional em formação tanto no seu contexto proximal como nos outros diferentes processos que emergem das interações cotidianas.

Biografia do Autor

Juliana Aquino Machado, Unilasalle – Prefeitura Municipal de Canoas

Unilasalle – Prefeitura Municipal de Canoas

Maria Angela Mattar Yunes, Unilasalle, FURG

Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Professora do Curso de Mestrado em Educação do Unilasalle. Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande, FURG. Pesquisadora do CNPq.

Gilberto Ferreira da Silva, Unilasalle

Bolsista do CNPq. Doutor em Educação. Professor do Curso de Mestrado em Educação e do Curso de Pedagogia do Centro Unviersitário La Salle.

Downloads

Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Artigos