AVALIANDO COMPROMISSOS COM A SUSTENTABILIDADE E A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: O CASO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Autores

  • Antonio Fernando Silveira Guerra UNIVALI
  • Raquel Fabiane Mafra Orsi Universidade do Vale do Itajaí
  • Denise Lemke Carletto Universidade do Vale do Itajaí
  • Yára Christina Cesário Pereira Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n2.p165-184

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Educação Ambiental, Educação Superior

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do diagnóstico de avaliação de políticas de sustentabilidade da Red de Indicadores de Universidades Sostenibles (RISU), na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina. Traça um panorama da articulação de pesquisadores de redes nacionais e internacionais sobre a temática da sustentabilidade na Educação Superior. Apresenta a trajetória e o desdobramento das ações realizadas na Universidade do Vale do Itajaí no diagnóstico de indícios de ambientalização em seus cursos de graduação e de estratégias e práticas sustentáveis e de responsabilidade socioambiental na instituição. Destaca a participação na organização em seminários nacionais e fóruns internacionais sobre o tema, com redes nacionais e internacionais que participam da ARIUSA, como também na coordenação e articulação das 13 Instituições de Educação Superior do Brasil que participaram do projeto. O enfoque metodológico utilizado foi de cunho quanti-qualitativo, com a aplicação de questionário com 114 indicadores distribuídos em 11 dimensões sobre a possibilidade de aplicação da sustentabilidade e da responsabilidade social nas universidades. Como resultados, a análise apontou fragilidades que dizem respeito aos indicadores de sustentabilidade na dimensão da docência, principalmente quanto à avaliação da aprendizagem e uma metodologia para verificar a incorporação da sustentabilidade nas disciplinas. A universidade destacou-se principalmente nas dimensões da sensibilização e da participação – Extensão/ Ensino e da Responsabilidade Socioambiental. Ainda, no âmbito institucional, destacam-se a formulação e os subsídios para o Programa UNIVALI Sustentável e a revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Conclui-se identificando alguns desafios que exigem um compromisso das IES no Brasil na transição e na incorporação da cultura da sustentabilidade como política efetiva.

Biografia do Autor

Antonio Fernando Silveira Guerra, UNIVALI

Doutor em Engenharia de Produção – Mídia e Conhecimento, Mestre em Educação, professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação, coordenador do Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade – GEEAS, Universidade do Vale do Itajaí.

Raquel Fabiane Mafra Orsi, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Educação/ UNIVALI, Pedagoga, Integrante grupo de pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade - GEEAS. Licenciada da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional - Itajaí, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali, bolsista da CAPES.

Denise Lemke Carletto, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Saúde e Meio Ambiente/Univille, Pedagoga. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade – GEEAS, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali, Universidade do Vale do Itajaí, bolsista do FUMDES.

Yára Christina Cesário Pereira, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação, Mestre em Educação, professora pesquisadora nos Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade – GEEAS, Universidade do Vale do Itajaí e Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Ensino Superior – GEPES/UNIVALI.

Downloads

Publicado

2015-08-07

Edição

Seção

Artigos