“AQUI ESTOU NA QUALIDADE DE FORMADOR, MAS SOU PROFESSOR” - TRANSIÇÕES NAS IDENTIDADES DE FORMADORES DE ADULTOS EM PORTUGAL

Autores

  • Rómina Mello Laranjeira

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n3.p354-372

Palavras-chave:

literacia/letramento, educação de adultos, identidades

Resumo

A partir de um quadro teórico-conceptual amparado numa perspetiva sociocultural da literacia, pretendemos discutir neste texto conceções de literacia de oito formadores de adultos a atuar em recentes contextos educativos em Portugal, nomeadamente em processos de reconhecimento, validação e certificação de competências. A partir da pesquisa realizada, com base numa metodologia qualitativa, o objetivo é analisar a relação entre as conceções de literacia dos formadores e as possíveis mudanças na sua identidade letrada. As suas crenças, as representações e as atitudes sobre a literacia adquirem particular relevância na nossa análise.

Downloads

Publicado

2015-11-17

Edição

Seção

Artigos