A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O PODER: UMA HISTÓRIA A CONTRAPELO
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n1.p62-77Palavras-chave:
Educação matemática, Controle e poder, Construção socialResumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa teórica, que busca compreender a educação matemática como processo sociocultural construído na historicidade dos sujeitos. Tendo por base a abordagem qualitativa, os procedimentos utilizados para o estudo compreendem a pesquisa bibliográfica e documental, com o objetivo de adentrar os mecanismos de poder, presentes na matemática, como processo educacional institucionalizado. Nesse contexto, são exploradas construções históricas da matemática escolar, considerando-se os instrumentos que classificam e adjetivam os sujeitos pautados pelo domínio do conhecimento matemático e legitimados pela classe hegemônica. Os resultados indicam que a educação matemática institucionalizada nas escolas não se desvincula da sociedade, pelo contrário, a ela responde, reafirmando a necessidade de questionar ideologias e analisar o papel da educação matemática como construção social, considerando-se os efeitos de controle e poder que perpassam os processos educacionais.Downloads
Publicado
2016-04-25
Edição
Seção
Artigos
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