A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O PODER: UMA HISTÓRIA A CONTRAPELO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n1.p62-77

Palavras-chave:

Educação matemática, Controle e poder, Construção social

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa teórica, que busca compreender a educação matemática como processo sociocultural construído na historicidade dos sujeitos. Tendo por base a abordagem qualitativa, os procedimentos utilizados para o estudo compreendem a pesquisa bibliográfica e documental, com o objetivo de adentrar os mecanismos de poder, presentes na matemática, como processo educacional institucionalizado. Nesse contexto, são exploradas construções históricas da matemática escolar, considerando-se os instrumentos que classificam e adjetivam os sujeitos pautados pelo domínio do conhecimento matemático e legitimados pela classe hegemônica. Os resultados indicam que a educação matemática institucionalizada nas escolas não se desvincula da sociedade, pelo contrário, a ela responde, reafirmando a necessidade de questionar ideologias e analisar o papel da educação matemática como construção social, considerando-se os efeitos de controle e poder que perpassam os processos educacionais.

Biografia do Autor

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Ciências e Matemática pela Universidade de Sorocaba. Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

2016-04-25

Edição

Seção

Artigos