O aluno com deficiências visuais e suas lembranças da escola

Autores

  • Miriam Cristina Frey de Lira Univali
  • Luciane Maria Schlindwein Univali

Resumo

Este artigo discute a questão da inclusão do aluno com diferenças visuais, considerando suas lembranças escolares. Foram analisados três depoimentos orais de alunos com diferenças visuais, matriculados em cursos de graduação da Universidade do Vale do Itajaí. As análises desenvolvidas pautaram-se na perspectiva histórico-cultural. Ficou evidente que a história escolar desses alunos decorreu em meio a muitas dificuldades que vão desde a falta de materiais adaptados ao isolamento em função do preconceito que a pessoa cega ou com outras limitações visuais enfrenta cotidianamente na escola. O apoio da família, a vontade de superação das dificuldades impostas mais pela sociedade do que por suas limitações, a compreensão e estímulos de alguns (poucos) professores durante essa trajetória parecem ser algumas das condições que propiciaram a esses alunos vencerem a exclusão escolar.

Biografia do Autor

Miriam Cristina Frey de Lira, Univali

M

Luciane Maria Schlindwein, Univali

Doutora em Educação pela PUC/SP e professora pesquisadora do PMAE/ UNIVALI.

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Publicado

2009-03-19

Edição

Seção

Artigos