O currículo da formação inicial de professores: compromisso com a formação de um professor-pesquisador

Autores

  • Gizeli Luz Univali
  • Verônica Gesser Univali

Palavras-chave:

Teacher education, curriculum, researcher-teacher.

Resumo

Este artigo se organiza a partir de estudos e reflexões sobre a formação inicial e a importância da pesquisa na formação do corpo docente. A reflexão aqui proposta tem como objetivo destacar a importância da formação inicial, visando contribuir para a formação de um professor reflexivo e pesquisador. Estas reflexões se mostram relevantes na medida em que poderão mostrar-se úteis para pesquisadores, formadores de professores, instituições formadoras e demais professores do sistema escolar. Desta forma, a pesquisa poderá se configurar como exigência fundamental ao trabalho docente. Além disso, poderá sinalizar indicadores para uma reestruturação curricular, configurando a pesquisa como princípio formador e componente essencial da formação de professores.

Biografia do Autor

Gizeli Luz, Univali

M

Verônica Gesser, Univali

Doutora em Educação: Currículo e Ensino, FIU (EUA). Professora e pesquisadora do PMAE-Univali. Correspondência: Address: Av. Atlântica, 1400, apto 201 Balneário Camboriú - SC CEP: 88.330-009

Downloads

Publicado

2009-03-23

Edição

Seção

Artigos