Avaliação da aprendizagem no ensino superior: questões que emergem da prática docente
Palavras-chave:
Learning assessment, Higher education, Regulating the teaching-learning process.Resumo
A avaliação da aprendizagem no ensino superior, enquanto objeto de estudo, tem imposto reflexões sobre as concepções e os procedimentos vigentes, bem como sobre os paradigmas propostos na literatura educacional. O presente trabalho é fruto de um conjunto de discussões realizadas em momentos de formação continuada dos docentes – lócus privilegiado para o debate e a negociação de sentidos e significados da avaliação como prática formativa. Apresenta as principais questões formuladas pelos docentes do ensino superior em um movimento simultâneo de resistência às mudanças e abertura para o novo, num debate no qual se evidenciam valores e concepções de orientação contraditória que se aproximam ou confrontam-se num jogo permanente de forças e de questionamentos sobre o avaliar, o medir e o negociar no processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.