Avaliação da aprendizagem no ensino superior: questões que emergem da prática docente

Autores

  • Amândia Maria de Borba Univali
  • Cássia Ferri Univali
  • Regina Célia Linhares Hostins Univali

Palavras-chave:

Learning assessment, Higher education, Regulating the teaching-learning process.

Resumo

A avaliação da aprendizagem no ensino superior, enquanto objeto de estudo, tem imposto reflexões sobre as concepções e os procedimentos vigentes, bem como sobre os paradigmas propostos na literatura educacional. O presente trabalho é fruto de um conjunto de discussões realizadas em momentos de formação continuada dos docentes – lócus privilegiado para o debate e a negociação de sentidos e significados da avaliação como prática formativa. Apresenta as principais questões formuladas pelos docentes do ensino superior em um movimento simultâneo de resistência às mudanças e abertura para o novo, num debate no qual se evidenciam valores e concepções de orientação contraditória que se aproximam ou confrontam-se num jogo permanente de forças e de questionamentos sobre o avaliar, o medir e o negociar no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Amândia Maria de Borba, Univali

P

Cássia Ferri, Univali

Chefe do Departamento de Ensino e Avaliação da ProEn - UNIVALI. Doutora em Educação – Currículo.

Regina Célia Linhares Hostins, Univali

***Coordenadora Acadêmica do Centro de Educação Balneário Camboriú – UNIVALI. Doutora em Educação.

Downloads

Edição

Seção

Artigos