Freire, Dussel e Kohlberg: da vulnerabilidade à autonomia

Autores

  • Roque do Carmo Amorim Neto Unicid
  • Margaréte May Berkenbrock Rosito Unicid

Palavras-chave:

Education, Vulnerability, Autonomy.

Resumo

A vulnerabilidade é uma categoria essencial da condição de existência humana. Em estreita correlação com o princípio de autonomia é eixo fundamental para a reflexão da dimensão da ética na intervenção educativa no contexto da globalização. É na articulação entre os autores Freire, Dussel e Kohlberg que se sustenta a reflexão sobre a intervenção educativa, com apelo para as questões de educação moral que envolvem os conceitos de autonomia e vulnerabilidade, suas implicações para a vida em comunidade, em grupo, em sociedade, numa determinada cultura e a relevância social desses conceitos para compreender a intervenção educativa no sentido de formar as pessoas para a autonomia.

Biografia do Autor

Roque do Carmo Amorim Neto, Unicid

M

Margaréte May Berkenbrock Rosito, Unicid

Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Supervisão e Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Especialização em Alfabetização e Graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal de Santa Catarina, (UFSC). Professora e pesquisadora do Programa de Pós- Graduação do Mestrado em Educação, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e do Curso de Pedagogia, Centro Universitário São Camilo-SP. Avaliadora do Sistema do Ensino Superior SINAES/ MEC/INEP.

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Publicado

2009-03-24

Edição

Seção

Artigos