Indisciplina e violência nas escolas: questões sobre mudança de paradigma
Palavras-chave:
Education, Lack of discipline, Challenges.Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre indisciplina na Educação Básica, tendo por objetivo analisar um conjunto de desafi os destacados de uma série de observações realizadas em um grupo de escolas públicas e privadas, de Ensino Fundamental e Ensino Médio, ao longo dos últimos cinco anos. As questões aqui analisadas resultaram de um processo de investigação exploratória de natureza qualitativa, desenvolvida através de observação participante, segundo uma abordagem aberta, tendo por foco o tratamento dedicado às questões de indisciplina no cotidiano das escolas consideradas. As observações realizadas resultaram em um conjunto de cinco questões, aqui analisadas como desafi os a serem superados nas escolas: ausência de visão compartilhada; inversão de prioridades; sensibilidade a incidentes eventuais; ações parciais substituem estratégias para mudança; e ausência de conhecimento sistemático sobre a indisciplina nas escolas.Downloads
Publicado
2009-03-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.