NARRATIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p460-484

Palavras-chave:

Formação de Professores, Estágio Supervisionado, Narrativas de formação docente.

Resumo

O objetivo deste trabalho é produzir e ampliar redes de sentidos de formação docente e de estágio supervisionado, por meio das experiências compartilhadas por estagiários do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Como instrumentos para produção de dados, utiliza os memoriais, que se tratam de trabalhos produzidos pelos/as acadêmicos/as como critério parcial para aprovação na disciplina Estágio Supervisionado nas séries finais do Ensino Fundamental. Dentre os anos 2011 e 2015, em nove semestres letivos, reuniram-se 180 memoriais e selecionaram-se 14 para compor essa pesquisa. Como resultados, evidencia-se a complexa relação entre os atores envolvidos no estágio supervisionado e sua contribuição na formação inicial e continuada de professores. Trata, ainda, ao modo dos estagiários, do reconhecimento ampliado das demandas docentes a partir das experiências vividas no ensino superior; e por parte das autoras, de uma escrita-formação que se constitui na atividade de pesquisar, narrar, ouvir, sentir e escrever.

Biografia do Autor

Kezia Rodrigues Nunes, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação/ Centro de Educação/ Universidade Federal do Espírito Santo.
Membro do PROTEORIA - Instituto de Pesquisa em Educação e em Educação Física (UFES) e do NUPEC3 - Núcleo de Pesquisa e Extensão

Silvana Ventorim, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutora em Educação, Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes, Membro de Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (NEPE)

Downloads

Publicado

2017-07-05

Edição

Seção

Artigos