Demanda de mão-de-obra e exigências de qualificação no setor de hotelaria: o caso de Aracaju, Brasil

Autores

  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal do Paraná (UFP)
  • Tom Baum University of Strathclyde

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v9n2.p155-168

Resumo

Um dos maiores desafios enfrentados pelo setor no país relaciona-se, sem dúvida, ao suprimento de mão-de-obra especializada visando melhorar a qualidade dos serviços. O principal objetivo deste trabalho é analisar a demanda de mão-de-obra e as necessidades de qualificação no setor em Aracaju, estado de Sergipe, Brasil. Foi utilizado o levantamento como método de pesquisa, através de 36 entrevistas pessoais, utilizando questionário estruturado, com proprietários e gerentes de hotéis. O estudo destacou que a maioria dos empregados possui apenas ensino primário, e este baixo nível de educação formal reflete-se em baixos salários e, consequentemente, baixo nível de motivação do pessoal. A participação em programas de capacitação é insignificante e a maioria dos proprietários/ gerentes não demonstra preocupação com a qualificação dos funcionários. Palavras chave: demanda de mão-de-obra; qualificação dos funcionários; capacitação.

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Publicado

2008-08-14

Como Citar

Teixeira, R. M., & Baum, T. (2008). Demanda de mão-de-obra e exigências de qualificação no setor de hotelaria: o caso de Aracaju, Brasil. Turismo: Visão E Ação, 9(2), 155–168. https://doi.org/10.14210/rtva.v9n2.p155-168

Edição

Seção

Artigos