Receitas da ARH utilizadas no setor hoteleiro: o caso do pão de queijo e do hambúrguer

Autores

  • Luciana Resende Ávila Universidade Federal de Uberlândia
  • Valdir Machado Valadão Jr Universidade Federal de Uberlândia
  • Raquel Cristina Radamés de Sá Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v9n2.p169-184

Resumo

Trabalhar pessoas como competências essenciais dentro das organizações compreende uma das atividades da Administração de Recursos Humanos. Este estudo tem como objetivo geral levantar as principais diferenças das políticas e práticas da Administração de Recursos Humanos desenvolvidas por dois hotéis de uma cidade do Triângulo Mineiro, sudeste do Brasil, sendo um hotel independente e outro hotel de bandeira internacional. Entre as fontes de coleta de dados utilizaram-se: documentos organizacionais e material de divulgação, a observação direta não participante e entrevistas diretivas com os gerentes. Os hotéis são identificados nos resultados da pesquisa como HA, o hotel independente, e HB, o hotel de bandeira internacional. O resultado da pesquisa aponta para diversas diferenças entre as duas unidades, destacando-se a necessidade de ampliação da visão estratégica em uma delas, em prol de maior eficiência na consecução de seus objetivos. Palavras-chaves: Administração de Recursos Humanos, Estratégia, Meios de Hospedagem

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Publicado

2008-08-14

Como Citar

Ávila, L. R., Valadão Jr, V. M., & Sá, R. C. R. de. (2008). Receitas da ARH utilizadas no setor hoteleiro: o caso do pão de queijo e do hambúrguer. Turismo: Visão E Ação, 9(2), 169–184. https://doi.org/10.14210/rtva.v9n2.p169-184

Edição

Seção

Artigos