Estratégias de marketing nos meios de hospedagem: um estudo de multicasos no setor hoteleiro de Uberlândia - MG

Autores

  • Luciana Resende Ávila Universidade Federal de Uberlândia
  • Valdir Machado Valadão Júnior Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v8n3.p379-396

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar se há visão estratégica de marketing nas atividades gerenciais desenvolvidas pelos hotéis da cidade de Uberlândia-MG. Como metodologia foram utilizadas técnicas de pesquisa bibliográfica e pesquisa em sites e órgãos oficiais do setor de hospedagem. Utilizou-se, também, a técnica de entrevista pessoal com gerentes de seis hotéis da cidade de Uberlândia-MG, por meio de perguntas estruturadas. O critério para escolha dos hotéis baseou-se na definição de três grupos com as seguintes características: o grupo I, composto por duas unidades hoteleiras de categoria luxo, o grupo II, composto por dois hotéis econômicos novos, e o grupo III, composto por dois hotéis econômicos tradicionais da cidade. Pôde-se observar, na maioria dos resultados da pesquisa, o não reconhecimento ou o desconhecimento da importância de um plano formal de marketing, elaborado à luz de uma visão estratégica, norteadora dos objetivos organizacionais. Palavras-Chave: Administração Hoteleira, Hospitalidade, Marketing Estratégico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Ávila, L. R., & Valadão Júnior, V. M. (2006). Estratégias de marketing nos meios de hospedagem: um estudo de multicasos no setor hoteleiro de Uberlândia - MG. Turismo: Visão E Ação, 8(3), 379–396. https://doi.org/10.14210/rtva.v8n3.p379-396

Edição

Seção

Artigos