RISCO PERCEBIDO E ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO DE RISCO NO TURISMO DE AVENTURA: UMA ANÁLISE SOBRE O SEGMENTO DE MERGULHO

Authors

  • Rafaela Queiroz Marques UFPE
  • Anderson Gomes de Souza UFPE
  • Michelle Helena Kovacs UFPE

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v13n1.p115-130

Abstract

O risco percebido em alguns segmentos da atividade turística é um assunto ainda pouco explorado cientificamente. Atividades de aventura, por exemplo, tem o potencial de incitar em seus praticantes um elevado nível de percepção, pois se acredita que neste caso o sujeito é levado a lidar diretamente com a presença de riscos reais. Considera-se, portanto, importante verificar como tal fato é interpretado pelos indivíduos. O trabalho tem como objetivo identificar os principais riscos percebidos pelos consumidores desse tipo específico de serviço e quais as estratégias utilizadas visando a sua redução. A coleta de dados foi realizada a partir do emprego de entrevistas semiestruturadas, utilizando-se, para tanto, a técnica bola-de- neve. Por não haver sido encontrada nenhuma outra referência acerca do tema em turismo, construtos teóricos como risco percebido, tipologias e estratégias de redução de risco apresentados se reportam a áreas não diretamente ligadas a esse campo de estudos. Os resultados desta pesquisa indicam que apesar da atividade de mergulho estar associada a momentos de descontração e relaxamento, alguns riscos são percebidos pelos praticantes e estratégias de redução de risco são utilizadas para tentar minimizá-los.

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Author Biographies

Rafaela Queiroz Marques, UFPE

Mestranda em Administração de Empresas, área de concentração em Gestão Organizacional – PROPAD/UFPE. Monitoria nas disciplinas de Técnicas de Comunicação Publicitária e Teoria e Técnica do Turismo 1 do curso de Bacharelado em Turismo da UFPE. Pesquisadora credenciada da FIPE/USP. Bolsista da Pro - Reitoria de Pesquisa e Extensão – PROPESQ, na UFPE

Anderson Gomes de Souza, UFPE

Mestrado em Administração de Empresas, área de concentração em Gestão Organizacional - PROPAD/UFPE. Desenvolveu atividades de monitoria nas disciplinas de Técnicas de Comunicação Publicitária e Marketing Promocional, além de estágio docência na disciplina de Estudos Dirigidos de Pesquisa do curso de Bacharelado em Turismo da UFPE. Estudou na Embassy English Language Training Worldwide no campus Brighton&Hove, Inglaterra - UK. Formado em Marketing, Advertising and International Business Communications pela MLS International College em Bournemouth - UK. Participou de projeto de pequisa sob o tema: A Atmosfera do E-Tailing, Riscos Percebidos e a Satisfação do Consumidor: Uma Análise no Ambiente do Comércio Eletrônico com Base no Modelo S-O-R (UFPE). Participou de projeto de extensão pela UFPE. Atualmente desenvolve estudos nas áreas de Marketing de Serviços e Comportamento do Consumidor no Núcleo de Pesquisa em Marketing e Pessoas – MKP, do programa de pós-graduação em administração –PROPAD/UFPE. É integrante do Centro de Estudos em Hospitalidade, Turismo e Gastronomia - CHT/UFPE.

Michelle Helena Kovacs, UFPE

Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco - PROPAD, Doutorado Sanduíche pela City University (Cass Business School) em Londres, Inglaterra (UK). Mestrado em Administração de Empresas e MBA em Marketing pela UFPE. Graduada em Comunicação Social, curso de Publicidade e Propaganda (UFPE). Atua na graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa. É professora Adjunta efetiva da Universidade Federal de Pernambuco no curso de Turismo (NHT - Núcleo de Hotelaria e Turismo). Atua na pós-graduação da UFPE (MBA executivo). Na área de extensão é coordenadora de projeto aceito pela PROEXT UFPE no campo de capacitação em turismo. Quanto à pesquisa, faz parte do corpo de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Marketing e Pessoas (MKP / UFPE). Orienta projetos de iniciação científica (já orientou projetos da FACEPE, bolsas de instituições particulares e atualmente da UFPE). Tem artigos publicados em congressos e revistas científicas

Published

2011-04-08

How to Cite

Marques, R. Q., Souza, A. G. de, & Kovacs, M. H. (2011). RISCO PERCEBIDO E ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO DE RISCO NO TURISMO DE AVENTURA: UMA ANÁLISE SOBRE O SEGMENTO DE MERGULHO. Turismo: Visão E Ação, 13(1), 115–130. https://doi.org/10.14210/rtva.v13n1.p115-130

Issue

Section

Papers