PRÁTICAS DE TREINAMENTO E DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NO SETOR HOTELEIRO DE BELO HORIZONTE

Authors

  • Adriane Vieira Faculdade Novos Horizontes
  • Cláudio Monteiro Goulart Salve
  • Maria Laetitia Corrêa UFMG

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v12n1.p23-48

Keywords:

Hotelaria, Treinamento e Desenvolvimento, Educação continuada.

Abstract

As atividades de treinamento e desenvolvimento são necessárias não apenas para que a empresa mantenha posição estratégica em mercados competitivos, mas, também, para não perder profissionais talentosos. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo descrever e analisar as práticas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) nos hotéis de Belo Horizonte e verificar a existência de formas de cooperação entre hotéis e instituições de ensino. A pesquisa, cuja abordagem é quantitativa, foi realizada em 30 estabelecimentos nas categorias apart-hotéis, hotéis 3 estrelas e hotéis 4 e 5 estrelas. O instrumento de coleta de dados usado foi um questionário composto por questões fechadas e abertas analisadas estatisticamente. Os dados coletados revelam que nos hotéis 3 estrelas o foco dos treinamentos ainda está no curto prazo e na centralização do planejamento das ações na figura do Gerente Geral. No que se refere ao incentivo em T&D, prevalecem as estratégias de baixo investimento, sendo que somente os hotéis 4 e 5 estrelas contam com consultorias externas para a realização dessas atividades. Quanto à relação entre hotéis e escolas, chama a atenção o fato de as escolas não adotarem posturas mais agressivas, ou persuasivas, no sentido de envolverem os contratantes nas atualizações de grades curriculares e buscarem informações sobre a situação profissional dos alunos egressos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriane Vieira, Faculdade Novos Horizontes

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora/pesquisadora do Mestrado Acadêmico em Administração da Faculdade Novos Horizontes. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, inovações, competências, qualificação, identidade e subjetividade.

Cláudio Monteiro Goulart Salve

é graduado em Tecnologia da Computação pelo – ITA, mestre em Administração pela FEAD e é consultor na Front Consultoria e Informática.

Maria Laetitia Corrêa, UFMG

Doutora em Sociologia, Mestre em Administração e em Sociologia. Professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais.

Published

2010-02-01

How to Cite

Vieira, A., Salve, C. M. G., & Corrêa, M. L. (2010). PRÁTICAS DE TREINAMENTO E DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NO SETOR HOTELEIRO DE BELO HORIZONTE. Turismo: Visão E Ação, 12(1), 23–48. https://doi.org/10.14210/rtva.v12n1.p23-48

Issue

Section

Papers