PRÁTICAS DE TREINAMENTO E DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NO SETOR HOTELEIRO DE BELO HORIZONTE

Autores/as

  • Adriane Vieira Faculdade Novos Horizontes
  • Cláudio Monteiro Goulart Salve
  • Maria Laetitia Corrêa UFMG

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v12n1.p23-48

Palabras clave:

Hotelaria, Treinamento e Desenvolvimento, Educação continuada.

Resumen

As atividades de treinamento e desenvolvimento são necessárias não apenas para que a empresa mantenha posição estratégica em mercados competitivos, mas, também, para não perder profissionais talentosos. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo descrever e analisar as práticas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) nos hotéis de Belo Horizonte e verificar a existência de formas de cooperação entre hotéis e instituições de ensino. A pesquisa, cuja abordagem é quantitativa, foi realizada em 30 estabelecimentos nas categorias apart-hotéis, hotéis 3 estrelas e hotéis 4 e 5 estrelas. O instrumento de coleta de dados usado foi um questionário composto por questões fechadas e abertas analisadas estatisticamente. Os dados coletados revelam que nos hotéis 3 estrelas o foco dos treinamentos ainda está no curto prazo e na centralização do planejamento das ações na figura do Gerente Geral. No que se refere ao incentivo em T&D, prevalecem as estratégias de baixo investimento, sendo que somente os hotéis 4 e 5 estrelas contam com consultorias externas para a realização dessas atividades. Quanto à relação entre hotéis e escolas, chama a atenção o fato de as escolas não adotarem posturas mais agressivas, ou persuasivas, no sentido de envolverem os contratantes nas atualizações de grades curriculares e buscarem informações sobre a situação profissional dos alunos egressos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriane Vieira, Faculdade Novos Horizontes

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora/pesquisadora do Mestrado Acadêmico em Administração da Faculdade Novos Horizontes. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, inovações, competências, qualificação, identidade e subjetividade.

Cláudio Monteiro Goulart Salve

é graduado em Tecnologia da Computação pelo – ITA, mestre em Administração pela FEAD e é consultor na Front Consultoria e Informática.

Maria Laetitia Corrêa, UFMG

Doutora em Sociologia, Mestre em Administração e em Sociologia. Professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2010-02-01

Cómo citar

Vieira, A., Salve, C. M. G., & Corrêa, M. L. (2010). PRÁTICAS DE TREINAMENTO E DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NO SETOR HOTELEIRO DE BELO HORIZONTE. Turismo: Visão E Ação, 12(1), 23–48. https://doi.org/10.14210/rtva.v12n1.p23-48

Número

Sección

Papeles