Educação e capacitação comunitárias para o turismo: um estudo dos Pólos Turísticos Caminhos do Norte e Vales do São Francisco e do Jequitinhonha – MG
DOI:
https://doi.org/10.14210/rtva.v8n1.p47-60Resumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a educação e a capacitação das comunidades para o turismo, a partir da análise de dados referentes às populações dos Pólos Turísticos Caminhos do Norte e Vales do São Francisco e do Jequitinhonha/MG. Apresenta análise de aspectos relevantes da relação entre educação e turismo relacionada ao desenvolvimento local e à promoção humana. Com base em dados censitários e entrevistas estruturadas com a população desses pólos turísticos, analisa os aspectos do comportamento da população local relevantes para o turismo e as necessidades e estratégias educacionais voltadas para grupos comunitários. Diante dos baixos níveis educacionais e de capacidades instaladas encontrados, o resgate da educação escolar mostra-se como um elemento central para o desenvolvimento das atividades econômicas em geral e, especificamente, da atividade turística. A capacitação para a valorização dos indivíduos e do seu patrimônio cultural, e para a inclusão produtiva dos grupos comunitários também se mostrou basilar para um turismo sustentável em todas as suas dimensões. Palavras-chave: Educação, Capacitação, Turismo SustentávelDownloads
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Como Citar
Álvares, L. C., Silva, I. de O. e, & Cavalcanti, J. E. A. (2006). Educação e capacitação comunitárias para o turismo: um estudo dos Pólos Turísticos Caminhos do Norte e Vales do São Francisco e do Jequitinhonha – MG. Turismo: Visão E Ação, 8(1), 47–60. https://doi.org/10.14210/rtva.v8n1.p47-60
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Artigos