O impacto do turismo nos hábitos de consumo de uma comunidade de pequeno porte

Autores

  • Lúcio Couto Rennó Faculdade Estácio de Sá
  • Dalton Jorge Teixeira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v9n2.p217-232

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar o impacto da expansão do turismo nos hábitos de consumo de uma comunidade de pequeno porte, a cidade de Coronel Xavier Chaves, no estado de Minas Gerais. O trabalho buscou, inicialmente, por meio de um estudo qualitativo, possibilitar a identificação de atributos considerados relevantes e associados com a resposta global: influência do turismo nos hábitos de consumo de uma comunidade de pequeno porte. A partir desse levantamento inicial, foi realizado um survey com uma amostra de 98 residente da cidade, com o objetivo de verificar a cultura da sociedade local e os processos de mudanças estabelecidos após a expansão da atividade turística local. A análise dos dados coletados foi realizada através de técnicas de estatística descritiva, com síntese numérica e tabular das informações coletadas no estudo. Pelas respostas apresentadas, pode-se constatar que do ponto de vista do habitante da cidade o turismo altera a realidade das pequenas cidades, influenciando pontualmente nos hábitos de consumo e ainda influencia na transformação da cultura da comunidade de forma positiva em Coronel Xavier Chaves. Palavras-chave: Turismo Receptivo; Marketing; Comportamento de Consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-08-14

Como Citar

Rennó, L. C., & Teixeira, D. J. (2008). O impacto do turismo nos hábitos de consumo de uma comunidade de pequeno porte. Turismo: Visão E Ação, 9(2), 217–232. https://doi.org/10.14210/rtva.v9n2.p217-232

Edição

Seção

Artigos