UMA TIPOLOGIA PARA SEGMENTAÇÃO DE HÁBITOS DE VIAGEM DAS CLASSES POPULARES

Autores

  • Maria de Lourdes Bacha Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Vivian Iara Strehlau ESPM - SP

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v11n2.p175-200

Palavras-chave:

renda baixa, hábitos de viagem, lazer

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar hábitos de viagem das classes populares, buscando desenvolver uma tipologia para esses consumidores relacionada a número e duração de viagens de lazer e faixa etária. O estudo se justifica pela importância do turismo como indústria, pela atenção despertada pelo segmento renda baixa e, por fim, pela escassez de trabalhos acadêmicos voltados ao turismo e renda baixa. Após a revisão da literatura pertinente, realizou-se um estudo quantitativo do tipo survey. A amostra selecionada por conveniência foi de 861 indivíduos selecionados pelo Critério Brasil de classificação sócioeconômica, pertencentes às classes CD e residentes na cidade de São Paulo. Os dados foram analisados com o uso de estatística descritiva e multivariada. A análise de agrupamentos indicou a existência de quatro deles, no qual as características distintivas mais marcantes são a faixa etária e nível de renda. Obtiveram-se os seguintes agrupamentos: adultos maduros, adultos, adolescentes e jovens e jovens adultos, cada qual com características próprias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Bacha, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora de marketing da CCSA da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenadora do Nema - Núcleo de pesquisa em marketing. Pós-doutora em Semiótica pela PUC/SP.

Vivian Iara Strehlau, ESPM - SP

Professora de marketing da ESPM e IBMEC São Paulo. Doutora em administração pela FGV/SP.

Downloads

Publicado

2009-06-27

Como Citar

Bacha, M. de L., & Strehlau, V. I. (2009). UMA TIPOLOGIA PARA SEGMENTAÇÃO DE HÁBITOS DE VIAGEM DAS CLASSES POPULARES. Turismo: Visão E Ação, 11(2), 175–200. https://doi.org/10.14210/rtva.v11n2.p175-200

Edição

Seção

Artigos