SOLIS PRAIA HOTEL ITAPEMA: os desafios na contratação de mão de obra

Autores

  • Fabiano Lang Fraga MBA em Gestão Empresarial da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Fernando de Souza MBA em Gestão Empresarial da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Laisa Luana Barni Zanon MBA em Gestão Empresarial da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Mariana Meffe Andreoli MBA em Gestão Empresarial da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Sidnei Vieira Marinho Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v15n1.p144-156

Palavras-chave:

Hotelaria, Sazonalidade, Mão de Obra.

Resumo

O Solis Praia Hotel Itapema, localizado na região central da cidade de Itapema, conta com aproximadamente 6.000 m2 de área construída, 85 apartamentos e total estrutura física e administrativa, para um estabelecimento de categoria superior. Situado no litoral Norte Catarinense, sofre com o problema da falta de mão de obra em determinadas épocas do ano, por estar numa região turística de alta sazonalidade. Junto com esta temática, outros fatores como a alta rotatividade no setor, a concorrência com outros estabelecimentos de serviços e a falta de capacitação também contribuem para agravar esta situação. A contratação temporária de um grande número de funcionários torna difícil a manutenção de um padrão de qualidade no atendimento ao hóspede, tendo em vista esta falta capacitação da mão de obra e o pouco tempo para ambientação e treinamento destas pessoas. Contudo o objetivo principal deste estudo é analisar estes fatores, verificando como cada um deles interfere no produto Solis, permitindo ao hotel atrair pessoas comprometidas, incentivar aqueles que lá estão e, assim, garantir a sua permanência neste mercado competitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-23

Como Citar

Fraga, F. L., Souza, F. de, Zanon, L. L. B., Andreoli, M. M., & Marinho, S. V. (2013). SOLIS PRAIA HOTEL ITAPEMA: os desafios na contratação de mão de obra. Turismo: Visão E Ação, 15(1), 144–156. https://doi.org/10.14210/rtva.v15n1.p144-156

Edição

Seção

Casos de Ensino