DO CLIENTELISMO À DEMOCRACIA: A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA DE TURISMO CULTURAL PARA A FORMAÇÃO DE SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS

Autores

  • Maria Helena Mattos Barbosa dos Santos
  • Roselys Izabel Correa dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v7n3.p527-536

Resumo

A elaboração das políticas públicas de turismo cultural, esta entendida como um documento público no qual estão reunidos e materializados os pensamentos dos poderes - os objetivos, as diretrizes, as metas e as estratégias, relativos à organização do setor turístico em um determinado território (CRUZ, 2002; CRUZ, 2001) - ao longo dos anos, tem propiciado a manutenção de uma cultura política avessa à formação de uma sociedade sustentável e, conseqüentemente, à valorização da cultura em seu sentido mais amplo. A cultura, que compreende tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação e, também, como o resultado de uma história particular e suas relações com outras culturas, traz em si uma amálgama de valores, hábitos, crenças e expectativas (FERRARA, 2002; SANTOS, 1988), as quais, por sua vez, configuram os fatores necessários ao gradativo desenvolvimento de uma sociedade sustentável, diretamente ligada à opção política de um novo futuro, voltada à garantia da integridade dos processos e dos recursos ambientais naturais, com base em sistemas políticos plurais (democráticos) (BORN, 2003). Para tanto, a partir do emprego da metodologia qualitativa, com finalidades descritiva e explicativa e com uso das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, empreendeu-se a discussão acerca da importância da cultura e do fomento da política pública de turismo cultural, com vistas à alteração da cultura política da sujeição e para a gradativa transformação da sociedade. Palavras-chave: Cultura Política, Cultura, Política Pública de Turismo Cultural, Sociedade Sustentável

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Como Citar

Santos, M. H. M. B. dos, & Santos, R. I. C. dos. (2005). DO CLIENTELISMO À DEMOCRACIA: A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA DE TURISMO CULTURAL PARA A FORMAÇÃO DE SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS. Turismo: Visão E Ação, 7(3), 527–536. https://doi.org/10.14210/rtva.v7n3.p527-536

Edição

Seção

Comunicações - Eventos, Resenhas e Resumos