COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM UMA REDE MINEIRA DE FARMÁCIAS

Authors

  • Estevam Pires dos Santos Faculdade Novos Horizontes
  • Luiz Carlos Honório Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v21n4.p650-673

Keywords:

Gerência. Competências gerenciais. Serviços farmacêuticos.

Abstract

Este estudo descreve como estão configuradas as competências gerenciais em uma organização de serviços farmacêuticos, tendo por inspiração o modelo proposto por Brandão (2009). Realizou-se um estudo quantitativo e qualitativo, cujos dados foram levantados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, bem como tratados por análise estatística (uni e bivariada) e de conteúdo. Os gerentes perceberam a competência de gestão de relacionamento com o cliente como a mais significativa no trabalho que realizam na organização, em especial os indicadores que apontam uma negociação de forma transparente, com acordos satisfatórios para a organização e os clientes. Na análise bivariada, foi constatado que as mulheres se percebem mais competentes do que os homens no que diz respeito ao relacionamento com o cliente. O indicador da competência de gestão de pessoas para administrar conflitos revelou ser significativo, com os gerentes com mais tempo de atuação mostrando-se mais habilidosos quando comparados aos gerentes com menos experiência gerencial. Por fim, a pesquisa evidenciou que o relacionamento entre as competências gerenciais discutidas por Brandão (2009) é forte e com direção positiva, denotando o ajustamento estatístico do modelo proposto por este autor.

Author Biographies

Estevam Pires dos Santos, Faculdade Novos Horizontes

Mestre em Administração Faculdade Novos Horizontes Mestrado Acadêmico em Administração

Luiz Carlos Honório, Faculdade Novos Horizontes

Doutor em Administração - CEPEAD/FACE/UFMG Professor e Pesquisador do Mestrado Acadêmico em Administração - Faculdade Novos Horizontes

Published

2015-03-10

Issue

Section

CHAMADA ESPECIAL: APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS (ENCERRADA)