COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM UMA REDE MINEIRA DE FARMÁCIAS
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v21n4.p650-673Palavras-chave:
Gerência. Competências gerenciais. Serviços farmacêuticos.Resumo
Este estudo descreve como estão configuradas as competências gerenciais em uma organização de serviços farmacêuticos, tendo por inspiração o modelo proposto por Brandão (2009). Realizou-se um estudo quantitativo e qualitativo, cujos dados foram levantados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, bem como tratados por análise estatística (uni e bivariada) e de conteúdo. Os gerentes perceberam a competência de gestão de relacionamento com o cliente como a mais significativa no trabalho que realizam na organização, em especial os indicadores que apontam uma negociação de forma transparente, com acordos satisfatórios para a organização e os clientes. Na análise bivariada, foi constatado que as mulheres se percebem mais competentes do que os homens no que diz respeito ao relacionamento com o cliente. O indicador da competência de gestão de pessoas para administrar conflitos revelou ser significativo, com os gerentes com mais tempo de atuação mostrando-se mais habilidosos quando comparados aos gerentes com menos experiência gerencial. Por fim, a pesquisa evidenciou que o relacionamento entre as competências gerenciais discutidas por Brandão (2009) é forte e com direção positiva, denotando o ajustamento estatístico do modelo proposto por este autor.Downloads
Publicado
2015-03-10
Edição
Seção
CHAMADA ESPECIAL: APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS (ENCERRADA)