COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM UMA REDE MINEIRA DE FARMÁCIAS

Autores/as

  • Estevam Pires dos Santos Faculdade Novos Horizontes
  • Luiz Carlos Honório Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v21n4.p650-673

Palabras clave:

Gerência. Competências gerenciais. Serviços farmacêuticos.

Resumen

Este estudo descreve como estão configuradas as competências gerenciais em uma organização de serviços farmacêuticos, tendo por inspiração o modelo proposto por Brandão (2009). Realizou-se um estudo quantitativo e qualitativo, cujos dados foram levantados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, bem como tratados por análise estatística (uni e bivariada) e de conteúdo. Os gerentes perceberam a competência de gestão de relacionamento com o cliente como a mais significativa no trabalho que realizam na organização, em especial os indicadores que apontam uma negociação de forma transparente, com acordos satisfatórios para a organização e os clientes. Na análise bivariada, foi constatado que as mulheres se percebem mais competentes do que os homens no que diz respeito ao relacionamento com o cliente. O indicador da competência de gestão de pessoas para administrar conflitos revelou ser significativo, com os gerentes com mais tempo de atuação mostrando-se mais habilidosos quando comparados aos gerentes com menos experiência gerencial. Por fim, a pesquisa evidenciou que o relacionamento entre as competências gerenciais discutidas por Brandão (2009) é forte e com direção positiva, denotando o ajustamento estatístico do modelo proposto por este autor.

Biografía del autor/a

Estevam Pires dos Santos, Faculdade Novos Horizontes

Mestre em Administração Faculdade Novos Horizontes Mestrado Acadêmico em Administração

Luiz Carlos Honório, Faculdade Novos Horizontes

Doutor em Administração - CEPEAD/FACE/UFMG Professor e Pesquisador do Mestrado Acadêmico em Administração - Faculdade Novos Horizontes

Publicado

2015-03-10

Número

Sección

CHAMADA ESPECIAL: APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS (ENCERRADA)