DIRETRIZES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES

Autores

  • Jane Mery Richter Voigt Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Marly Krüger de Pesce Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n1.p102-114

Palavras-chave:

Formação de Professores, Práticas Educativas, Diretrizes Curriculares

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir como os professores que atuam em disciplinas relacionadas às práticas pedagógicas percebem os impactos das diretrizes curriculares para a formação inicial. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, obteve os dados por meio de entrevista com professores que atuam em cursos de licenciatura. A análise dos dados pautou-se nas diretrizes nacionais (BRASIL, 2002; 2015) e em teóricos como Tardif (2011), Imbernón (2011) e Dourado (2015). Os resultados apontam que, para os formadores, diferentes saberes têm interfaces comuns e que a aproximação da universidade com a educação básica se mostra fundamental, pois a escola é reconhecida como um espaço de formação. Todavia há um silenciamento em relação a aspectos apontados nas diretrizes, como a formação do professor pesquisador, imprescindível para a atuação e formação docente, considerando as demandas e os desafios da educação.

Biografia do Autor

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação, área de concentração Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2004). Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ (1991). Atualmente é professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando como professora permanente no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, em cursos de graduação e como pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE. Tem experiência na área de ensino de Matemática na educação básica e no ensino superior, na coordenação pedagógica, na formação de professores e na pesquisa de temas como: currículo, práticas educativas, arte e educação, formação de professores e Educação Matemática.

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutorado em Educação- Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC SP. Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Licenciada em Letras pela Universidade da Região de Joinville. Possui experiência na Educação Básica. É professora titular do curso de Letras em disciplinas como Linguística Aplicada e Metodologia em Língua Estrangeira, Estágio e Análise do Discurso e professora colaboradora do mestrado de Educação da Univille. É coordenadora do subprojeto de Língua Portuguesa do Pibid/Univille e coordenadora da Unidade de Educação a Distância e do Centro de Inovação Pedagógica da Univille. Realiza pesquisas sobre formação e condições do trabalho docente, letramento, análise crítica do discurso, uso das tecnologias de informação e comunicação.

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Publicado

2018-04-05

Edição

Seção

Artigos