DIRECTRICES CURRICULARES PARA LA FORMACIÓN DOCENTE: PERCEPCIONES DE PROFESORES FORMADORES

Autores/as

  • Jane Mery Richter Voigt Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Marly Krüger de Pesce Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n1.p102-114

Palabras clave:

Formación de profesor, Prácticas educativas, Directrices curriculares

Resumen

El objetivo de este artículo es discutir como los profesores que actúan en materias relacionadas a las prácticas pedagógicas, entienden los impactos de las directrices curriculares para la formación inicial de maestros. Esta investigación, de abordaje cualitativa obtuvo los datos por medio de entrevistas con profesores que actúan en cursos de Licenciatura. El análisis de los datos se basó en las directrices nacionales (Brazil, 2002; 2015) y en teóricos como Tardif (2011), Imbernón (2011) y Dourado (2015). Los resultados apuntan que, para los profesores, diferentes saberes tienen interfaces comunes y que la aproximación de la universidad con la educación básica es fundamental, porque la escuela es reconocida como un espacio de formación. No obstante, hay un silenciamiento en relación a los aspectos resaltados en las directrices como la formación del profesor investigador, imprescindible para la actuación y formación docente, considerando las demandas y los desafíos de la educación.

Biografía del autor/a

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação, área de concentração Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2004). Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ (1991). Atualmente é professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando como professora permanente no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, em cursos de graduação e como pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE. Tem experiência na área de ensino de Matemática na educação básica e no ensino superior, na coordenação pedagógica, na formação de professores e na pesquisa de temas como: currículo, práticas educativas, arte e educação, formação de professores e Educação Matemática.

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutorado em Educação- Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC SP. Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Licenciada em Letras pela Universidade da Região de Joinville. Possui experiência na Educação Básica. É professora titular do curso de Letras em disciplinas como Linguística Aplicada e Metodologia em Língua Estrangeira, Estágio e Análise do Discurso e professora colaboradora do mestrado de Educação da Univille. É coordenadora do subprojeto de Língua Portuguesa do Pibid/Univille e coordenadora da Unidade de Educação a Distância e do Centro de Inovação Pedagógica da Univille. Realiza pesquisas sobre formação e condições do trabalho docente, letramento, análise crítica do discurso, uso das tecnologias de informação e comunicação.

Publicado

2018-04-05

Número

Sección

Artículos