EDUCAÇÃO FÍSICA E LINGUAGEM: APROXIMAÇÕES COM A HERMENÊUTICA GADAMERIANA

Autores

  • Luciano Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - campus Santo Augusto
  • Paulo Evaldo Fensterseifer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p287-300

Palavras-chave:

Linguagem, Hermenêutica, Educação física escolar

Resumo

O presente artigo tem por objetivo construir um aporte teórico capaz de nos dar indicativos para redimensionar o hiato existente entre o fazer (prático), o saber com esse fazer (teórico) e as dimensões estéticas (subjetivas) e éticas (intersubjetivas) na Educação Física (escolar). Para isso, este estudo de base bibliográfica busca, na obra de Hans-Georg Gadamer (em especial na obra Verdade e Método), e em seus comentadores, justificar nossa tarefa educativa, a partir da nossa relação com a cultura corporal de movimento para além de uma racionalidade científica-instrumental. O reconhecimento do se-movimentar como fenômeno da linguagem permite-nos lançar um olhar mais alargado para as dimensões do conhecimento em nosso campo de tematização; por outro lado, indica a necessidade de um diálogo mais aprofundado entre as noções de linguagem e experiência, uma vez que estas não podem ser vistas como dois polos opostos, mas como condição (complementar) de nossa compreensão de mundo.

Biografia do Autor

Luciano Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - campus Santo Augusto

Doutor em Educação nas Ciências

Mestre em Educação nas Ciências

Graduação em Educação Física

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutor em Educação (UNICAMP).

Graduação em Educação Física (UFSM)

Graduação em Filosofia (UNIJUÍ)

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Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

Artigos