A PESQUISA DOCUMENTAL NAS INVESTIGAÇÕES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS: POTENCIALIDADES E LIMITES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p170-184

Palavras-chave:

Investigação Documental, Epistemologia das Políticas, Pesquisa Qualitativa

Resumo

O artigo tem por escopo investigar as potencialidades e os limites da pesquisa documental ao se tratar desse tipo de instrumento metodológico em políticas educacionais. A partir de revisão de literatura de caráter exploratório hermenêutico sobre o tema, organizamos o ensaio da seguinte forma: i) inicialmente abordaremos a polissemia do conceito ‘pesquisa documental’, que produz ainda fortes discussões e divergências sobre a terminologia mais adequada a ser utilizada; ii) em seguida conceituaremos o objeto da pesquisa documental, para iii) estabelecer apontamentos específicos sobre o trabalho com documentos de política educacional; iv) na sequência apontaremos aspectos epistemológicos e teóricos intrínsecos à pesquisa com documentos, e por fim, v) indicaremos algumas notas conclusivas destacando potencialidades e limites do trabalho com fontes documentais.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016). E-mail: altairfavero@gmail.com

Junior Bufon Centenaro, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Educação (Bolsista CAPES) pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF); Graduado em Filosofia (licenciatura) pela Universidade de Passo Fundo. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF), ligado ao PPGEDU da Universidade de Passo Fundo e a Rede de Estudos sobre Educação Superior (REPES/Furg). E-mail: junior.centenaro@bol.com.br

 

 

 

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Publicado

2019-08-22

Edição

Seção

Artigos